Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Câmara Temática da Cultura

Foi instalada no último dia 28 de agosto, quinta-feira, na Sede do COMAGSUL em Agrestina, a Câmara Temática da Cultura.

Na ocasião, se fizeram presentes a representante da Secretaria Estadual de Cultura, Sra. Têca Carlos, o representante do Ministério da Cultura, Dr. Roberto Azoubel, e Sra. Agricélia Guimarães, Assessora de Articulação da SECULT/PE, além de Secretários e Diretores Municipais de Cultura.

O evento teve início com apresentações culturais de Agrestina, dança da Mazurca, alunos da APAE e os Bacamarteiros de Cupira.

O Presidente do Consórcio e Prefeito de Catende, Otacílio Cordeiro, abriu a cerimônia de instalação da Câmara Temática da Cultura e, na sequência, o Secretário Executivo Dr. Bartolomeu Mendonça discorreu sobre a estrutura organizacional da Autarquia, que prevê a criação de câmaras temáticas como instâncias propositivas de ações regionalizadas das políticas públicas.

O Secretário de Cultura de Agrestina, Josenildo Santos, deu as boas vindas aos colegas Gestores, e a Secretária da Mulher de Cupira, Sra. Fátima Lessa discorreu sobre a experiência exitosa de ação compartilhada de Economia Criativa, a partir do exemplo que é o Arte Cupira, que integra uma rede de artesãos.

Com a instalação da Câmara Temática da Cultura, os entes consorciados poderão ampliar a discussão e promover ações para viabilizar o apoio técnico e financeiro necessário à produção cultural, fomentar e promover a arte brasileira fundamentada nas raízes da nossa cultura, e executar a política de preservação e conservação da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural dos seus Municípios.

Dr. Roberto Azoubel apresentou o Sistema Nacional de Cultura, com ênfase para a adesão dos municípios, estabelecendo assim o alinhamento das políticas públicas de cultura em todos os níveis, municipal, estadual e federal.

Têca Carlos e Agricélia Guimarães frisaram a importância do fortalecimento das políticas públicas a partir da regionalização das ações, disponibilizando a estrutura da SECULT/PE para apoio técnico e operacional aos municípios.


A equipe técnica do Consórcio inicia as atividades da CT da Cultura elaborando a minuta de Regimento Interno da Câmara, que será enviada aos Gestores Municipais para análise e aprovação, ficando estabelecida a segunda quinzena de outubro para o próximo encontro.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário