Foi
instalada no último dia 28 de agosto, quinta-feira, na Sede do COMAGSUL em
Agrestina, a Câmara Temática da Cultura.
Na
ocasião, se fizeram presentes a representante da Secretaria Estadual de Cultura,
Sra. Têca Carlos, o representante do Ministério da Cultura, Dr. Roberto
Azoubel, e Sra. Agricélia Guimarães, Assessora de Articulação da SECULT/PE,
além de Secretários e Diretores Municipais de Cultura.
O
evento teve início com apresentações culturais de Agrestina, dança da Mazurca,
alunos da APAE e os Bacamarteiros de Cupira.
O
Presidente do Consórcio e Prefeito de Catende, Otacílio Cordeiro, abriu a
cerimônia de instalação da Câmara Temática da Cultura e, na sequência, o
Secretário Executivo Dr. Bartolomeu Mendonça discorreu sobre a estrutura
organizacional da Autarquia, que prevê a criação de câmaras temáticas como
instâncias propositivas de ações regionalizadas das políticas públicas.
O
Secretário de Cultura de Agrestina, Josenildo Santos, deu as boas vindas aos
colegas Gestores, e a Secretária da Mulher de Cupira, Sra. Fátima Lessa
discorreu sobre a experiência exitosa de ação compartilhada de Economia
Criativa, a partir do exemplo que é o Arte Cupira, que integra uma rede de
artesãos.
Com
a instalação da Câmara Temática da Cultura, os entes consorciados poderão
ampliar a discussão e promover ações para viabilizar o apoio técnico e
financeiro necessário à produção cultural, fomentar e promover a arte
brasileira fundamentada nas raízes da nossa cultura, e executar a política de
preservação e conservação da memória e do patrimônio histórico, artístico e
cultural dos seus Municípios.
Dr.
Roberto Azoubel apresentou o Sistema Nacional de Cultura, com ênfase para a
adesão dos municípios, estabelecendo assim o alinhamento das políticas públicas
de cultura em todos os níveis, municipal, estadual e federal.
Têca
Carlos e Agricélia Guimarães frisaram a importância do fortalecimento das
políticas públicas a partir da regionalização das ações, disponibilizando a
estrutura da SECULT/PE para apoio técnico e operacional aos municípios.
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